Com inscrições abertas até 30 de junho, o projeto busca reunir e publicar planos de aula e sequências pedagógicas que aliam práticas antirracistas e tecnologias digitais em escolas e coletivos
Educadoras e educadores podem participar, até o dia 30 de junho, do edital Práticas Pedagógicas Antirracistas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Lançado pela TECLA – Tecnologia em Ação, iniciativa da organização Ação Educativa para promoção de direitos digitais, a iniciativa resultará em mapeamento, repositório e publicação impressa.
A Ação Educativa convida escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, profissionais de educação e demais educadoras e educadores a compartilhar propostas de planos de aula comprometidos com a promoção da igualdade racial nas tecnologias digitais.
Na interseção das desigualdades raciais, econômicas e políticas com a era digital, educadoras e educadores têm abordado temas como exclusão digital, discurso de ódio, desinformação e racismo algorítmico em sala de aula. Para Juliane Cintra, coordenadora da TECLA e da unidade de T.I. da Ação Educativa, “Partir do conhecimento construído coletivamente, alinhado com as diferentes realidades vividas, seja no chão da escola, ou em diferentes espaços formativos, é uma possibilidade de pensar direitos digitais e novas soluções tecnológicas de modo democrático, sintonizado com aqueles e aquelas que estão na linha de frente da construção de um novo mundo plural. É impossível seguir com esse debate sem considerar o universo da tecnologia e seus impactos tão marcantes em nosso dia a dia. ”. O projeto fortalece a importância destas iniciativas para a promoção de direitos humanos no século XXI, convidando submissões de todo o país.
O edital faz parte de parceria da organização brasileira com a Fundação Mozilla, grupo que promove a criação e uso saudáveis e responsáveis de tecnologias digitais, da internet à inteligência artificial. Entre as iniciativas da Fundação Mozilla estão o navegador de código aberto web Firefox e a iniciativa Common Voice, que armazena voz natural de pessoas de todo o mundo, para combater os vieses algorítmicos. Tarcízio Silva, fellow da fundação alocado na Ação Educativa, acredita que “as trocas entre educadores engajados com o tema ajudam a preencher as lacunas de conhecimento sobre o papel das tecnologias digitais no combate ao racismo”.
Até o dia 30 de junho, educadores e educadoras em escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos ou movimentos sociais poderão submeter seus projetos ou relatos de práticas pedagógicas em um formulário online. Além da publicação no repositório digital, todas as submissões válidas também serão avaliadas por comitê de especialistas e poderão ser publicadas em material impresso editado pela Ação Educativa.
Informações Importantes
Edital Práticas Pedagógicas Antirracistas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Período de Inscrições: 23 de março a 30 de junho
Íntegra do Edital: https://acaoeducativa.org.br/editais/edital-praticas-pedagogicas-antirracistas-sobre-tecnologias-digitais-de-informacao-e-comunicacao-tdics/
Link para o Formulário: https://aeduc.typeform.com/to/FHpWAX6N