Em 1957 o suíço Max Miedinger criou a fonte Helvetica. Criada para concorrer no mercado suíço (que na época tornou-se referência mundial em design) com a fonte Akzidenz Grotezk, tornou-se, desde então, a fonte sem serifa mais usada e plagiadano mundo.
Cinquenta anos depois, o banco de fontes Linotype lançou o concurso Helvetica NOW Poster Contest. A proposta é a criação de um cartaz comemorando o cinquentenário da Helvetica. Centenas de cartazes foram submetidos, a votação já foi finalizada e os vencedores serão anunciados em janeiro.
Aqui eu mostro os meus cinco preferidos, e o porquê.
Helvetic-tac
de Janka Kovach
Vários dos concorrentes utilizaram a referência ou às cores da bandeira suíça ou aos famosos relógios. Este daqui faz do próprio cartaz o relógio, com bom equilíbrio (a tríade perfeita) entre preto, branco e vermelho.
clarity
de Jonathan Carl Scheele
Leitura fácil e rápida, visibilidade perfeita, clareza. Assim é a Helvetica. Dezenas e dezenas de fontes em volta, com ou sem serifa, de tamanhos variados, mas o destaque é da pequenina palavra ‘communicate’.
Discrete Power
de Steven Whitfield
Boas idéias e poder discreto. A direção do olhar de quem vê o cartaz é levado, do canto superior direito, traçando a linha do cabo Helvetica até a luminosidade da lâmpada, brilhante como a fonte.
Helvetica knife design
de Rafael Chimicatti
Outra idéia meio óbvia e bastante recorrentes: canivete suíço. Gosto deste cartaz em particular por que não faz o canivete como um objeto tridimensional. O que basta aqui é a forma básica em elipse, assim dá ênfase à Helvetica, e não ao virtuosismo do designer. Em cima o nome do concurso, embaixo as “ferramentas” são frases sobre Helvetica e sobre design, mostrando a textura do texto que utiliza a fonte.
Arial
de Joana Sobral, Ana Simões, Jorge Amador
Cartaz mais simples de todos. Fast design, quase um MacDonald. Mas brilhante a idéia. A fonte Arial, assim como dezenas de outras são baseadas (ou cópias em alguns casos) da formosa Helvetica. Corpo enorme, contraste gigantesco, quase que engana. A palavra ‘Arial’ fica mais bonita em Helvetica.
anuncios muito bem bolados
o melhor é o do “communicate”
Arte é tudo. E ainda tem gente que discorda de coisas tão belas quanto a criatividade. Fazer arte com a fonte Helvetica, é simplesmente demais.
Assim como a Cow Parade, muitas outras formas de expressar a arte no mundo quebram o paradigma de que arte é algo para poucos.
¿Abraços!
Sou fascinado por todo tipo de arte…
E estes são sensacionais…