Ótima entrevista com o Cláudio Terra, CEO da TerraForum Consultores, empresa brasileira referência no assunto e que, como era de se esperar, publica muito conteúdo no tema. Já citei aqui o SlideShare dele: confira em http://www.slideshare.net/jcterra
Você pode ler a entrevista no site da PEGN, aqui deixo a resposta de uma pergunta pra lembrar que uma ideia é uma ideia, no final das contas. Discursos sensacionalistas do tipo “tenha a ideia inovadora e fique milionário” ou “você tem um Zuckerberg na sua empresa” são mais nocivos do que incentivadores. Como explica o Terra na resposta abaixo, o que vai importar realmente é se os atores individuais e organizacionais envolvidos poderão movimentar recursos e redes de outras organizações, pessoas, discursos, leis e comunicação para que a inovação seja realmente aplicada:
3) Depois de ter “a ideia inovadora”, quais são as etapas para concretizá-la?
Há um ditado que se aplica muito bem a esta pergunta: “O inferno está cheio de boas ideias”. O que quero dizer com isso é que as ideias são apenas um pequeno pedaço do processo de inovação. A grande questão na inovação depois da boa ideia é a mobilização de recursos para concretizá-la. Há uma metodologia clássica chamada “stage-gates”, que nada mais é do que ter marcos bem claros que mostrem como uma ideia pode estar evoluindo, no sentido de se tornar efetivamente uma inovação. Nesses marcos, diferentes tipos de pessoas, perfis e especialistas são chamados para avaliar e, principalmente, apoiar o projeto de inovação. O inovador e empreender são pessoas especiais porque sabem que ao longo do processo de evolução da ideia para o projeto, muitos obstáculos são encontrados e que precisam ser vencidos com persistência.