Cool hunting é uma atividade que vem ganhando o Brasil nos últimos anos. Ano passado começamos (PaperCliQ) a oferecer este serviço para uma agência com sede aqui em Salvador e tenho pesquisado as raízes da prática. Recentemente encontrei uma entrevista de 2006 com Jay Handelman, professor de marketing, branding e cool hunting na Queen’s University. A entrevista completa poe ser lida em inglês no site Trendhunter, mas traduzi algumas das perguntas e respostas:
Como você define uma tendência?
Uma tendência é uma onda de atividade cultural que captura a imaginação de um grupo de consumidores por um dado período de tempo. Esse período de tempo para estar ficando cada vez mais curto ao longo dos anos.
Por que você acha que é importante descobrir tendências e caçar o novo?
Porque representa o ponto de corte do gerenciamento de marketing. Os dias de categorizar consumidores em segmentos e achar que as pessoas em um dado segmento são homogêneas e que raramente mudam seus gostos e interesses não existe mais. Entender os fundamentos e tendências e caçar o novo permite desenvolver um conhecimento de como planejar a função do marketing nesse novo ambiente.
Para ler mais sobre cool hunting, acesse o Trendhunter e meu texto “Sobre marteladas, submarino e tendências“.