Além de amigos e designers, a “categoria” de pessoas que mais sigo no Twitter é composta de pesquisadores de Comunicação. No Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais, tivemos (eu, Breno Fernandes e Lucas Reis) a oportunidade de escrever o artigo “Politics 2.0: A campanha online de Barack Obama em 2008“, junto ao prof. doutor Wilson Gomes, para a Compós. A lista de trabalhos selecionados saiu faz alguns dias, e tive a curiosidade de ver que pesquisadores possuem Twitter.
Eu já seguia alguns destes pesquisadores das áreas de cibercultura e infografia, além de outros aqui da UFBa. Fiz uma pesquisa pelo Google e pelo próprio Twitter e me surpreendeu a pequena quantidade relativa de pesquisadores com Twitter. Claro que devo não ter encontrado alguns deles por falhas e restrições à busca, mas esse número mostra uma concentração enorme de usuários que são pesquisadores justamente de cibercultura e internet.
No artigo que escrevemos analisamos, dentre outras ações, a utilização do Twitter pelo candidato Barack Obama. Neste evento também será apresentado “Em Busca das “Redes que Importam”: Redes sociais e capital social no Twitter”, de Raquel Recuero e Gabriela Zago. Estes são apenas alguns trabalhos sobre mídias sociais. Posteriormente, serão disponibilizados na biblioteca online da Compós.
A lista abaixo reúne os trabalhos aprovados para o Compós 2009, com a adição dos endereços de Twitter dos autores. Se houve alguma omissão ou falha, comente abaixo!
GT COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA
——————————————–
Adriana Amaral (UTP) http://twitter.com/adriamaral
Plataformas de Música Online: Práticas de comunicação e consumo nos perfis
Alex Primo (UFRGS) https://twitter.com/alexprimo
Existem Celebridades da e na Blogosfera? Reputação e renome em blogs
André Lemos (UFBA) https://twitter.com/andrelemos
Arte e Mídia Locativa no Brasil
Fernanda Bruno (UFRJ) http://twitter.com/fernandabruno
Mapas de crime: vigilância distribuída e participação na cibercultura
Larissa Carneiro (PUCMG)
A Imortalidade Como um Empreendimento Digital: A temporalidade mítica religiosa no tempo intersticial das redes sociotécnicas
Raquel Recuero (UCPel) e Gabriela Zago (UFRGS) http://twitter.com/raquelrecuero e http://twitter.com/gabizago
Em Busca das “Redes que Importam”: Redes sociais e capital social no Twitter
Sandra Portella Montardo (FEEVALE) http://twitter.com/sandramontardo
Redes Temáticas na Web e Biossociabilidade On-line
Sérgio Amadeu (CASPER LIBERO) http://twitter.com/samadeu
Redes Cibernéticas e Tecnologias do Anonimato: Confrontos na sociedade do controle
Simone Sa (UFF)
Se vc gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não? Gêneros, gostos e disputa simbólica nos Sistemas de Recomendação Musical
Vinicius Pereira (UERJ) e José Cláudio Castanheira (UERJ) http://twitter.com/vinniciusp
Mais Grave! Como as tecnologias midiáticas afetam as sensorialidades auditivas e os códigos sonoros contemporâneos
GT COMUNICAÇÃO E CULTURA
——————————————–
Alberto Klein (UEL)
A polarização Oriente-Ocidente no fotojornalismo pós-11 de setembro: a sedimentação de estereótipos do muçulmano como texto cultural
Ieda Tucherman (UFRJ) e Cecilia C B Cavalcanti (UFRJ)
Museus: dispositivos de curiosidade
Irene Machado (USP)
Ecologia das extensões culturais
João Maia (UERJ) e Juliana Krapp (UERJ)
A cidade contemporânea: leituras e escritas do urbano
Juremir Machado da Silva (PUCRS)
A questão da técnica jornalística: cultura e imaginário
Márcio Souza Gonçalves (UERJ)
A escrita e seus efeitos culturais
Marta de Araújo Pinheiro (UFJF)
Dias estranhos: publicidade e espetáculo
Meize Regina de Lucena Lucas (UFCE) e Gustavo Colares Melo Carlos (UFCE)
Pedro Almodóvar analista de si mesmo? A movida madrileña em “Pepi, Luci, Bom” e “Labirinto de Paixões”
Mohammed Elhajji (UFRJ) e Sofia Zanforlin (UFRJ)
A Centralidade do Cultural na Cena Contemporânea
Suzana Kilpp (Unisinos)
Imagens médias do tempo-acontecimento televisivo
GT COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
——————————————–
Afonso de Albuquerque (UFF)
As três faces do Quarto Poder
Andrea Azevedo Pinho (UnB)
Os debates sobre o aborto na mídia brasileira: enquadramentos midiáticos e conseqüências políticas
Kelly Prudêncio (UFPR)
Mobilizar a opinião pública: sobre a comunicação dos ativistas políticos
Luis Felipe Miguel (UnB) e Flávia Biroli (UnB)
A produção da imparcialidade: a construção do discurso universal a partir da perspectiva jornalística
Marcelo Chimento (UERJ)
O palanque virtual: relações entre os blogs de política e a imprensa na eleição de 2008
Mônica Mourão (UFF)
A esquerda bem informada
Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG) e Rousiley C. M. Maia (UFMG)
Poderia a deliberação enriquecer o reconhecimento?
Sivaldo Pereira da Silva (UFBA)
Papéis democráticos e dimensões analíticas da comunicação política do estado: Um estudo de caso sobre portal da Presidência da República
Tânia Almeida (UFRGS) e Maria Helena Weber (UFRGS)
Testemunha de acusação: Capas de veja sobre o governo Lula
Wilson Gomes (UFBA), Breno Fernandes (UFBA), Lucas Reis (UFBA) e Tarcizio Silva (UFBA) http://twitter.com/bfernandes http://twitter.com/lucas_reis http://twitter.com/trcz
Politics 2.0: A campanha online de Barack Obama em 2008
GT COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE
——————————————–
Ana Carolina D. Escosteguy (PUCRS)
No diário dos estudos culturais: o ordinário e o cotidiano como tópicos de pesquisa
Ângela Cristina Salgueiro Marques (UNINOVE-SP)
A conversação informal na internet: aspectos afetivos e políticos
Edilson Cazeloto (UNIP) http://twitter.com/cazeloto
Monocultura informática, permacultura e a construção de uma sociabilidade contra-hegemônica
Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ)
Comunicação e sociabilidade nos coletivos artísticos brasileiros
Janice Caiafa (UFRJ)
Espaço e Comunicação no Metrô
João Freire Filho (UFRJ)
A vida privada, modos de usar: revelações e restaurações televisivas
José Carlos Ribeiro (UFBA) e Thiago Falcão (UFBA) http://twitter.com/jcribeiro e http://twitter.com/falc4o
Processos sociais de estereotipia em mundos virtuais
José Luiz Braga (Unisinos)
Comunicação é aquilo que transforma linguagens
Maria Cristina Franco Ferraz (UFF)
Interioridade na atual cultura somática
Roseli Figaro (USP)
Comunicação e trabalho: o perfil do comunicador e o direito à informação
GT CULTURA DAS MÍDIAS
——————————————–
Alexandre Barbalho (UFC) e Francisco das Chagas Alexandre Nunes de Sousa (UECE)
Jornalismo Estudantil e Políticas Culturais da Juventude: a experiência do Clube do Jornal
Ana Regina Teixeira da Silva e Cláudio Cardoso de Paiva (UFPB)
Televisão e Auto-Referência: a metalinguagem nos discursos de apresentadores do JN e do Fantástico
Cláudia da Silva Pereira (PUC-Rio)
Paradoxos da mídia: o mundo da moda, do luxo e do lixo
Danielle Ramos Brasiliense (UFRJ) http://twitter.com/dabrasiliense
Os sentidos midiáticos da ordem e da monstruosidade em Dexter
Francisco Rüdiger (PUC-RS)
Amor em dois tempos: o romantismo tardio em “Sol de Verão” e “Mulheres Apaixonadas”
Maria Cristina Palma Mungioli (USP)
Produção de Sentido de nacionalidade na minissérie “Queridos Amigos”
Mauro de Souza Ventura (UNESP)
Posiconamento e Lugar dos Agentes na Crítica Cultural: um estudo sobre a relação entre valores-notícia e hierarquia das legitimidades
Samuel Paiva (UFSCar)
A Propósito do Gênero Road Movie no Brasil: um romance, uma série de TV e um filme de estrada
Vera Lúcia Follain de Figueiredo (PUC-Rio)
Encenação da Realidade: fim ou apogeu da ficção
Yvana Fechine (UFPE)
Transmediação na produção ficcional do Núcleo Guel Arraes: a lógica da familiaridade em novas formas culturais
GT ECONOMIA POLÍTICA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
——————————————–
Adilson Cabral (UFF)
A interatividade como diferencial político na TV digital terrestre brasileira
Alain Herscovici (UFES)
Lógicas sociais e economia digital: os novos rumos da Economia Política da Cultura e da Comunicação
Beth Saad (USP) e Marcelo Coutinho Lima (CÁSPER LIBERO) https://twitter.com/bethsaad
Modus operandi digital: Reflexões sobre o impacto das mídias sociais nas empresas informativas
Carlos Locatelli (UFRGS)
O papel do Estado na conformação do setor de mídia no Brasil
Cicilia Peruzzo (UMESP)
Políticas Públicas para Radiodifusão Comunitária no Desenvolvimento Local
Edna Miola (UFMG)
Produção negociada de políticas de radiodifusão pública: A participação da sociedade no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini
Marcos Dantas (PUCRJ)
Informação, Conhecimento e Valor
Micael Herschmann (UFRJ)
Diversidade Cultural e Desenvolvimento Local Sustentável hoje. Revisitando o estudo de caso do circuito do samba e choro da Lapa – avaliando oportunidades e desafios
Rodrigo Garcia Braz (UnB)
Estado, meios de comunicação de massa e hegemonia: Elementos e lutas para estabelecer um modo de regulação
Valério Brittos (UFBA), César Bolaño (UNICAMP), Sayonara Leal (UnB) e Lara Haje (UnB)
O governo Lula e o debate em torno das políticas para o audiovisual no Brasil no biênio 2007-2008
GT EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
——————————————–
Ana Claudia de Oliveira (PUCSP)
Comunicação e produção semiótica do sentido
Dimas A. Künsch (Cásper Líbero)
Aquém, em e além do conceito.Comunicação, epistemologia e compreensão
Francilene Alves Brito (PUCSP) e Charo Lacalle (UAB)
Dos discursos midiáticos ao objeto dos discursos
Francisco José Paoliello Pimenta (UFJF) e Potiguara Mendes da Silveira Jr (UFJF)
Degenerescência e revirão: convergência útil para o campo da comunicação?
Gislene Silva (UFSC)
De que campo do jornalismo estamos falando?
Jairo Ferreira (UNISINOS)
Notas de uma auto-análise a partir de um olhar sobre o método
Lucrécia D´Alessio Ferrara (PUCSP)
A Visualidade como Paradigma da Comunicação enquanto Ciência Moderna e Pós-Moderna
Luiz C. Martino (UnB)
A atualidade mediática: o conceito e suas dimensões
Margarida M. Krohling Kunsch (USP)
Paradigmas e perspectivas epistemológicas dos estudos da comunicação organizacional
Maria Aparecida Baccega (ESPM/USP)
Inter-relações comunicação e consumo, receptor e consumidor
GT ESTÉTICAS DA COMUNICAÇÃO
——————————————–
Bruno Martins (UFMG)
Sinto, logo existo: real e verdade na experiência contemporânea
Carlos Mendonça (UFMG)
Beleza pura. A estetização da vida cotidiana como estratégia de resistência para o homossexual masculino.
Denise Duarte (UTP)
As categorias estéticas do sublime e do grotesco no filme “Estomago”
Eduardo Duarte (UFPE)
Dimensões estéticas e comunicacionais dos desejos de cidade.- O humanismo de pequenas solidões.
Fabrício Silveira (UNISINOS) e Clarissa Daneluz (UNISINOS) http://twitter.com/Clarisser
Imagens fora de lugar. Comunicação e arte no grafite de Bruno Novelli
Ilana Feldman (USP)
Discurso sobre o método: aproximações entre os ensaios documentais Santiago e Jogo de cena
Kati Caetano (UTP)
Práticas documentais e estética na tradição de separar o joio do trigo
Pedro Russi (UNB)
Estética comunicativa das pichações
Rodrigo Fonseca (FUMEC)
Música à vontade? A escuta musical, o desejo e os sítios de redes sociais,
GT ESTUDOS DE JORNALISMO
——————————————–
Alfredo Vizeu e Adriana Santana (UFPE)
Jornalismo – do lugar de referência ao rigor do método
Beatriz Becker e Juliana Teixeira (UFRJ)
Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço – as experiências das redes colaborativas
Françoise Imbroisi (PUCMinas)
Atos de fingir ou o caráter ficcional no fotojornalismo brasileiro
Frederico De Mello B. Tavares (Unisinos) e Reges Schwaab (UFRGS) http://twitter.com/reges_ts
O tema como operador de sentidos no jornalismo de revista
Isabel Travancas (UFRJ)
Um pé no jornalismo e outro na literatura – as crônicas de Drummond das décadas de 60, 70 e 80.
Leticia Cantarela Matheus (UFF)
Mediações jornalísticas do tempo – narrativas, periodicidade e produção de sentido histórico
Lia da Fonseca Seixas (UFBA)
Uma proposta para a noção de gênero jornalístico
Marcia Benetti e Sean Hagen (UFRGS) http://twitter.com/benetti
Jornalismo e imagem de si: o discurso institucional das revistas semanais
Paulo Bernardo Ferreira Vaz (UFMG) e Renné Oliveira França (UFMG)
Entre o legítimo e o legitimado – a explosão dos acontecimentos nas capas de Veja
Tattiana Teixeira (UFSC) http://twitter.com/tattiana
A infografia como narrativa jornalística – uma discussão acerca de conceitos, práticas e expectativas
GT FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO
——————————————–
André Brasil (PUCMG)
Tela em branco: da origem do ensaio ao ensaio como origem
Andréa França (PUCRJ)
O documentário entre a cena do tribunal e a cena do teatro
Arthur Autran (UFSCar)
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor
Beatriz Furtado (UFC)
O documentário e as artes visuais
Cezar Migliorin (UFF)
Negando o conexionismo: Notas Flanantes e Sábado à Noite ou como ficar à altura do risco do real
Eduardo Peñuela Cañizal (UNIP)
Luis Buñuel: uma poética do selvagem
Laura Loguércio Cánepa (UNISINOS)
Em torno das definições do expressionismo: discutindo o caso de “Schatten”, de Arthur Robison
Luiz Vadico (UAM)
A dinâmica do espetáculo: o movimento como expressão dramática em La Vie Et La Passion de Jesus Christ
Mauricio Lissovsky (UFRJ)
Quando a fotografia se diz-dobra: a propósito dos perceptos de Valéria Costa Pinto
Sandra M L P Gonçalves (UFRGS)
Por uma fotografia menor no jornalismo diário contemporâneo
GT MÍDIA E ENTRETENIMENTO
——————————————–
Ana Luiza Coiro Moraes (UNIFRA)
As personagens-tipo da síndrome do protagonista midiático
Elizabeth Duarte (UFSM)
Maysa: dos limites entre o real e a ficção
Everardo Rocha (PUCRJ), Carla Barros (ESPM) e Karine Karam (ESPM)
Diversões Perigosas: Experiências de entretenimento e limites do consumo
Felipe Trotta (UFPE)
Música popular, moral e sexualidade
Gisela Castro (ESPM) e Rose Rocha (ESPM)
Consumindo o entretenimento: dimensões comunicacionais de um processo sócio-cultural
Itania Gomes (UFBA)
O Infotainment na Televisão
Jeder Janotti (UFBA)
Entretenimento, Produtos Midiáticos e Fruição Estética
Luciana Araújo (UFSCar)
Prólogos envenenados: cinema e teatro nos palcos da Cinelândia carioca
Waldomiro Vergueiro (USP) e Geisa Fernandes (USP)
De discursos não competentes a saberes dominantes: Reflexões sobre as histórias em quadrinhos no cenário brasileiro.
Maria Lília Dias de Castro (UFSM)
Movimento Promocional: falar de si para poder falar dos outros
GT RECEPÇÃO, USOS E CONSUMO MIDIÁTICOS
——————————————–
Adriana Andrade Braga (PUC-RJ) e Edison Luis Gastaldo (UNISINOS)
O legado de Chicago e os estudos de Recepção, Usos e Consumos Midiáticos
Ana Elisa Ferreira Ribeiro (CEFET-MG)
O layout e a leitura: Implicações da diagramação do jornal na compreensão leitora
Anna Paula Knewitz (UFRGS)
Estudos Culturais e Cibercultura: um entrelaçamento necessário para pensar a recepção na web
Antônio Fausto Neto (Unisinos)
Olhares sobre a recepção através das bordas da circulação
Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (Unisinos)
Pensar os processos sociocomunicacionais em recepção na conjuntura latino-americana de transformação civilizadora
Bruno Campanella (UFRJ)
O cotidiano ao vivo: os fãs e o dia-a-dia na casa do Big Brother
Elisa Piedras (UFRGS)
Consumo e Publicidade: Idéias recorrentes e possíveis premissas
Janet Sternberg (Fordham University, USA)
Nação “Trash Talk”: O fenômeno da incivilidade na mídia contemporânea dos EUA
Marcelo Monteiro Gabbay (UFRJ)
Comunidade, memória e leitura crítica
Simone Maria Rocha (UFMG)
A “cultura como recurso” e a auto-explicitação do gesto cultural em programas de televisão
o que me chama atenção realmente eh a quantidade de gente *COM* twitter no GT de cibercultura. uns 80% do GT. ê povo antenado.
se me convencem de pra que serve o twitter, juro que uso (eu tenho mas nao uso). acho besta :-)