12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 4

Finalizando a série com os 12 livros, vamos dar a dica de dois livros que unem a psicologia à comunicação e outro focado em marketing digital para fechar o ciclo. Se você não viu as outras dicas, não esqueça: parte 1, parte 2 e parte 3.

Influence: the psychology of persuasion, de Robert Cialdini, é um dos livros mais clássicos sobre o tema da persuasão. Robert Cialdini discute o tema em sete capítulos. No primeiro, fala das “armas da influência” em geral. Cada capítulo seguinte é dedicada a seis fatores que ele identificou como básicos: reciprocidade, compromisso, validação social, afeto, autoridade e escassez.

É particularmente interessante identificar como argumentos em anúncios, aspectos de táticas de campanhas e demais estratégias comunicacionais comerciais podem ser encaixadas nas categorias propostas pelo autor. Entendê-las de uma forma sistemática é um bom passo para conseguir aplicar na comunicação digital.

O livro Social Psychology of Consumer Behavior, editado por Michaela Wänke, reúne 16 artigos em cinco seções: Introdução; Construção de Julgamentos e Decisões de Consumo; Sentimentos Afetivos e Cognitivos nas Decisões de Consumo; Influências Sociais e Midiáticas no Julgamento e Comportamento; e Metas e Auto-Regulação.

É um livro bastante interessante, que discute diversas dinâmicas envolvidas no consumo. A introdução, que discute a aproximação da pesquisa sobre consumo à psicologia social é fabulosa, assim como capítulos que discutem as propriedades percebidas de marcas, como “Brands and Successful Brand Extensions – A Social Psychology Perspective on Economic Questions”.

Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias é o mais novo livro lançado pela Martha Gabriel, palestrante e pesquisadora de comunicação digital. Martha já lançara anteriormente os livros

Neste livro, a autora parte dos conceitos básicos sobre Marketing para afunilar às práticas e ambientes digitais. O livro é dividido em quatro partes: planejamento estratégico de marketing; transformações no ambiente de marketing; plataformas e tecnoologias digitais emergentes; e estratégias digitais de marketing. Entusiasta de tecnologias mobile, Martha Gabriel recheou o livro de QR codes para oferecer conteúdo adicional digital.

3 comentários sobre “12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 4

  1. Excelentes opções de livros, especialmete o livro em colaboração com a PaperCliq e o da Martha Gabriel, que é uma grande profissional dessa área.

    Parabéns pelo conteúdo do blog! Ajuda muito para quem quer se aprofundar e conhecer mais o mundo digital e das mídias sociais.

  2. Pingback: 12 Livros para o profissional de comunicação ler em 2014 – parte 1 | Tarcízio Silva

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