12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 2

Continuando a série de posts com dicas de livros para 2011 (veja parte 1), mais três publicações que indico para leitura em 2011 pelos profissionais que trabalham com comunicação em mídias sociais.

A primeira é o recém-lançado e já indispensável livro Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. Publicado em outubro, o livro foi escrito por Mitsuru Yanaze, Otávio Freire e Diego Senise, pesquisadores do CEACOM/USP. O livro inicia-se com a discussão sobre a importância de se medir o retorno da comunicação institucional, mercadológica e administrativa. Apresenta também a revisão de oito publicações referências sobre a temática. O capítulo mais extenso apresenta metodologias de mensuração em 15 âmbitos da comunicação, incluindo “social media”. Apesar de acreditar que outros autores já apresentaram a discussão sobre ROI em mídias sociais de uma forma mais aprofunda, esse livro é indispensável para qualquer profissional que trabalhe com o tema, por situar a avaliação e mensuração da comunicação em diversos âmbitos e níveis de empresas dos mais diversos setores.

O segundo livro faz parte da coleção Harvard Business Review e se chama Renovação da Estratégia. Essa série reúne os melhores artigos da revista e este número em específico traz duas entrevistas e seis artigos sobre o assunto. Destaco “Como os setores mudam”, de Anita M. McGahan, “Como procurar sua atividade principal”, de Chris Zook e a entrevista com Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon. No atual contexto, em que tanto empresas clientes quanto as próprias agências de comunicação precisam reinventar-se dia a dia, entender renovação estratégica é essencial para qualquer profissional de marketing ou comunicação.

Pra mergulhar na teoria, recomendo o Introdução às Teorias da Cibercultura, escrito por Francisco Rüdiger. Publicado em 2004, a segunda edição (2007) do livro (da excelente coleção Cibercultura da Editora Sulina) discute a relação entre técnica, tecnologia, humano e sociedade desde o pensamento antigo aos contemporâneos André Lemos, Lyotard, Lévy, Castoriadis e outros.

Daqui a duas semanas, mais três dicas de livros. Aguarde e assine o feed do blog pra não perder nada: http://feeds2.feedburner.com/tarciziosilva

5 comentários sobre “12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 2

  1. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 4 | Tarcízio Silva

  2. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 1 | Tarcízio Silva

  3. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 1 - Help Startup | Help Startup

  4. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 2 | Tarcízio Silva

  5. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 2 - Help Startup | Help Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *