12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2010 – parte 1

Nos últimos anos, o que não faltou foram livros caça-níquel, aproveitando a disseminação das mídias sociais. Autores que transbordam de pretensão e carecem de senso do ridículo, lançaram publicações com palavras como “bíblia”, “guia definitivo”, “tudo” nos títulos. Infelizmente, muitos desses viraram best-sellers, sendo mais um desserviço para o mercado do que qualquer coisa.

Mídias sociais são tecnologias que permitem que usuários comuns produzam, publiquem, armazenem, disseminem, editem e categorizem conteúdos expressivos, pessoais, culturais etc. Estes usuários comuns são ligados entre si através destas tecnologias em redes sociais, nas quais as  dinâmicas das conexões e fluxos são decisivas para a comunicação.

Ser um bom profissional em mídias sociais, então, requer conhecimentos em informática, psicologia, matemática e, sobretudo, comunicação social. Pensando nisso, e pra evitar que você compre alguma dessas “bíblias”, fiz uma listinha de 12 livros para o profissional de mídias sociais. A ideia é que você possa ler um em cada mês do ano vindouro. Alguns são tomos, outros são menores, mas o número de 12 é um bom modo de organizar. Serão 4 posts, cada um com 3 indicações de livros.

Neste primeiro post, 3 livros disponíveis completos para download:

planeta web 2.0Planeta WEB 2.0. Lançado em 2007 por Cristobal Cobo Romaní e Hugo Pardo Kuklinski, o livro discute o conceito de web 2.0.

Trata de sites de redes sociais, inteligência coletiva, ensino e aprendizagem colaborativa etc. Um dos capítulos se propões a ser um mapa de aplicações 2.0 e trata de definir e trazer exemplos dos 4 pilares da web 2.0: sites de redes sociais; conteúdo gerado pelo usuário; organização social e inteligente da informação; aplicações, serviços e mashups. O livro pode ser baixado em www.planetaweb2.net

.

redes sociais na internet - raquel recueroRedes Sociais na Internet (Raquel Recuero) – O livro foi lançado em 2009 pela pesquisadora Raquel Recuero, referência na área. Publicado com o apoio da Cubo.CC, está disponível para download gratuito em www.redessociais.net.

Na primeira metade do livro, Recuero investiga e define elementos, topologias e dinâmicas das redes sociais. Na segunda parte, os sites de redes sociais são tomados para a investigação dos tipos de sites de redes sociais, como se dá a difusão de informações nestes sites e a criação de comunidades. A autora fecha o livro com considerações sobre os principais sites de redes sociais, como Orkut, Fotolog, Flickr, Facebook etc.

Cultura de RedeOlhares da Rede, organizado por Claudia Castelo Branco e Luciano Matsuzaki. É produzido pelo Grupo de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede, da Faculdade Casper Líbero.

Com apresentação escrita por Sérgio Amadeu, um dos coordenadores do grupo, o livro discute a  obra, investigações e conceitos de Yochai Benkler, Manuel Castells, Henry Jenkins, Lawrence Lessig e Douglas Rushkof, que estão entre os pensadores mais importantes da  pesquisa contemporânea sobre cibercultura e redes digitais. Pode ser baixado em www.culturaderede.com.br

12 comentários sobre “12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2010 – parte 1

  1. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2010 – parte 2 | Tarcízio Silva

  2. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2010 – parte 3 | Tarcízio Silva

  3. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2010 – parte 4 | Tarcízio Silva

  4. eu comprei uma dessas pseudo-biblias citadas no texto, me arrependo toda vez q lembro dela. hehe. sua indicacao parece ser muito boa, vou conferir.

  5. Pingback: Um ano de blog… | Tarcízio Silva

  6. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2011 – parte 1 | Tarcízio Silva

  7. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 1 | Tarcízio Silva

  8. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 1 - Help Startup | Help Startup

  9. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 | Link Consultoria

  10. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 2 | Tarcízio Silva

  11. Pingback: 12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 2 - Help Startup | Help Startup

  12. Pingback: A Cultura da Conectividade: uma história crítica das mídias sociais | Tarcízio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *