SimSocial 2012 – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade chega à sua segunda edição

O SimSocial – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade chega à sua segunda edição. Tive o prazer de ser um dos organizadores da primeira edição, que ocorreu ano passado, e posso dizer que é um excelente espaço de articulação de pesquisadores e profissionais da comunicação digital, que hoje é permeada pelas práticas interacionais corporificadas digitalmente nas mídias sociais.

O tema desse ano é “Práticas Interacionais em Rede”, e a sua programação prevê a realização de conferências e apresentação de comunicações em cinco núcleos temáticos: Sociabilidade, novas tecnologias e práticas interacionais (NT 1); Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e estratégias de mercado (NT 2); Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo (NT 3); Sociabilidade, novas tecnologias, educação e aspectos cognitivos (NT 4); Sociabilidade, novas tecnologias e práticas colaborativas de produção de conteúdo (NT 5).

Neste ano, o SimSocial trará os conferencistas Raquel Recuero, Marcos Palácios, Adriana Amaral, Edvaldo Couto e André Lemos. Raquel Recuero (UCPEL) fará a conferência de abertura. Recuero é uma referência importante nas pesquisas acerca das redes sociais na internet, tendo publicado recentemente o livro Conversações em Rede: A Comunicação Mediada pelo Computador e as Redes Sociais na Internet. Logo após, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema Metodologia de Pesquisa na Internet, com Marcos Palácios e Adriana Amaral. Palácios é professor da UFBA e vem pesquisando sobre temas relacionados à cibercultura há mais de 10 anos, principalmente sobre o jornalismo na internet – sendo um pioneiro nessa área. Já Amaral é professora da Unisinos e, além de pesquisar temas relacionados a culturas e entretenimento nos ambientes da internet, tem uma produção sobre aspectos metodológicos na área, sendo uma das autoras do livro Métodos de Pesquisa para Internet (2011). No final do primeiro dia, o professor da UFBA Edvaldo Couto será o conferencista. Vinculado ao departamento de educação da referida universidade, Couto atualmente desenvolve a pesquisa Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais, além de ter recentemente organizado diversos livros sobre processos cognitivos nos ambientes dos sites de rede sociais. No dia 11, as atividades do SimSocial se encerram com a conferência do professor André Lemos. Um dos pesquisadores mais influentes do campo da cibercultura no país, Lemos tem várias publicações acerca de processos de subjetivação nos ambientes digitais e vem trabalhando mais recentemente com discussões acerca do espaço e das tecnologias móveis principalmente a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede.

Além das conferências, debates, cursos e apresentações em si o simpósio, que reuniu pesquisadores de 15 estados brasileiros e do DF em 2011, também teve como fruto um livro com alguns dos artigos, “Mídias Sociais: Saberes e Representações”, recém-lançado.

Para conferir os trabalhos apresentados em 2011, acesse gitsufba.net/simposio. As inscrições e submissão de trabalhos começam no próximo dia 13: http://gitsufba.net/simsocial/submissao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *