Photo Icons – The Story Behind the Pictures Volume 1

photo-icons-the-story-behind-the-pictures-volume-1Os dois volumes de Photo Icons – The Story Behind Pictures cobrem a história da fotografia de 1827 a 1991. Escritos por Hans-Michael Koetzle, cada um dos livros traz  a história de 20 fotografias, em ordem cronológica.

O primeiro volume (1827-1926) começa com Niépce e Daguerre, passa por Nadar e finaliza com Man Ray. É uma edição da série Icons, da editora Taschen.

Para a fotografia de Jacques-Henri Lartigue, que também é capa do livro, o autor começa com o seguinte texto:

Automobile racing was a keenly watched spectacle at the turn of the 20th century. Roaring down the open highways, various makes of autors strove to demonstrate their performance ability. At the Grand Prix of the ‘Automobile Cluv of France’ in 1912, the young Jacques Henri-Lartigue succeeded taking a photograph that we interpret today above all as a metaphor of the speed of the technological age.”

As 10 páginas dedicadas a essa fotografia se compõem  (além da fotografia, é claro) de uma breve biografia de Lartigue, depois o texto estabelece os fatores históricos no qual a fotografia se insere, as condições de registro e finalmente o seu lugar na história da fotografia. E não deixou de citar a inserção dessa fotografia na revista Stern, sobre a qual assisti uma aula do prof. Benjamim Picado. Um excerto do blog de seu grupo de pesquisa:

“[…]precisamos considerar a fotografia, não apenas na sua constituição enquanto veículo de representação do que quer que seja, mas também como unidade de um discurso visual consideravelmente mais complexo: precisamos avaliar a função desta imagem nos contextos gráficos com os quais ela eventualmente negocia, procurando analisar os sentidos em que aqueles aspectos de sua modelação icônica podem aqui funcionar como índices de seu encaixe no universo gráfico da página. Alguns comentadores fazem apelo à dimensão “tabular” do espaço da página, de modo a atribuir uma função significante ao suporte impresso, função esta que passa a regenciar, inclusive, as apropriações da matéria icônica da fotografia, no contexto enunciativo propriamente dito das matérias jornalísticas.” [ler mais]

+ Mais
– Veja preços de Photo Icons – The Story Behind Pictures Volume 1
– Veja preços de Photo Icons – The Story Behind Pictures Volume 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *