O Efeito Obama e as eleições brasileiras

Neste mês aconteceu o 1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing, vulgo “O Efeito Obama”, um evento que trouxe estrategistas da campanha do atual presidente americano ao Brasil. O título, feliz no aspecto comercial, de fato remete a uma conscientização que aconteceu neste ano – tambem junto ao aumento do acesso – sobre a importância da internet para as eleições. Todos os políticos estão começando a tentar se posicionar online tomando como exemplo o que foi feito para Barack Obama.

O vídeo abaixo (visto no blog midiassociais) mostra a jornalista Larissa Squeff fazendo um “resumão” das palestras dos estrategistas de Obama no evento:

As palestras e vídeos do evento podem ser acessadas em www.efeitoobama.wordpress.com. Recomendo, muitas delas são ótimas. No início deste ano, também produzi um artigo (junto a Wilson GomesBreno Fernandes e Lucas Reis) sobre a campanha de Obama [acesse no slideshare] e realizei uma apresentação no 1º Seminário de Introdução à Publicidade Digital. Vejam os slides abaixo:

Entretanto, concordando com a importância histórica dessa campanha e também concordando com o fato de que ela será retomada e referenciada durante todo o ano de 2010, acho que está na hora de darmos mais atenção e produzir mais conteúdo sobre a política brasileira de fato. Algumas das apresentações do evento falam de casos brasileiros, mas ainda de forma tímida. Espero que neste blog eu possa dar minha contribuição mais verde e amarela a partir de agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *