Métricas de Alcance e Eventos Exógenos

Em relatórios de mensuração e monitoramento, costumo chamar de “eventos exógenos” os eventos que não estão relacionados diretamente ao planejamento da comunicação digital nas mídias sociais. Por exemplo, um discurso de um político em um comício, um evento de setor de uma empresa ou uma matéria no jornal impresso: são eventos muitas vezes não controláveis pela equipe de comunicação digital mas tem impacto direto nos resultados. A rigor, o termo “evento exógeno” não é adequado dada a enorme (e crescente) integração entre as ações de todos os setores e em todas as mídias: da face a face ao mobile.

O aplicativo gratuito Monitor, da Wildfire App, que oferece aplicativos para gestão de mídias sociais, pode nos ajudar a dar um bom exemplo de impacto de eventos exógenos. Abaixo, a comparação de seguidores (métrica de alcance potencial) de Marcelo Coutinho e Estêvão Soares, dois dos palestrantes que tiveram avaliação mais positiva no Social Media Brasil. Estão vendo o crescimento repentino no início de junho?

Outro exemplo, com o perfil da Arezzo. Na crise, o número de seguidores deu um salto:

Estes dados mostram três coisas: eventos relevantes para o profissional ou marca tem impacto no interesse em suas mídias sociais; é sempre preciso analisar o impacto dos eventos exógenos; métricas óbvias como número de seguidores não dizem nada sozinhas. É preciso analisar, contextualizar e trazer mais dados. Por isso é tão importante estudar monitoramento e métricas para mídias sociais.

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