Esclarecendo o #massivefail da IDGNOW (e dos milhares que retuitaram ou repostaram)

Update: a matéria foi atualizada alguns dias depois. Fica aqui o post como um incentivo ao rigor.

Quem me segue no Twitter provavelmente já leu alguns resmungos meus sobre o chamado “jornalismo de tecnologia” que tem sido feito por portais como Info Online, IDGNOW e semelhantes. Como já reclamei em outro post, o “oba-oba” generalizado, a busca por números chamativos e a corrida por postar primeiro tem levado jornalistas a fazer barbaridades.

Uma das mais graves foi cometida pelo jornalista do IDGNOW, o William Marchiori, no dia 22 de abril. Comentando um relatório e dados do Statcounter (lançados no mesmo dia), publicou o texto “Twitter lidera tráfego em mídias sociais no Brasil, segundo a StatCounter. O próprio texto carece de coerência interna. No primeiro parágrafo: “No Brasil, o Twitter hoje é responsável por 56% do tráfego de dados em sites de mídia social” e  no quinto: “Os resultados nacionais diferem dos registrados no mundo. Segundo a StatCounter, o Twitter está longe de liderar”.

Se isso já não fosse #fail o suficiente, o título ambíguo e o termo “tráfego de dados” dá a entender que o jornalista fala de acesso total a estas mídias sociais. Por isso, o Portal Exame e o Comunique-se, por exemplo, que são dois sites com reputação, publicaram: “Twitter é a mídia social mais acessada no Brasil” e “Twitter lidera como mídia social mais acessada no Brasil“. Lamentável.

O Statcounter falava das mídias sociais como fontes de visitantes para os sites. O Statcounter é uma ferramenta de analytics utilizada por milhões de sites pelo mundo e, por isso, pôde analisar qual mídia social gera mais cliques que resultam em visitação aos sites que monitora.

Isso é muito diferente de dizer que tal mídia social é mais acessada que outra. O Twitter e o StumbleUpon se destacaram nesses dados por causa de suas características, que envolvem em grande parte recomendação de conteúdo e links. O que aconteceu nesse caso lamentável foi que um jornalista falhou na leitura, tradução e interpretação dos dados e, a partir daí, outros jornalistas (com tão pouca ou menos vontade de apurar) replicaram o erro, assim como centenas ou milhares de tuiteiros.

E a partir daí, o que acontece? Desinformação que prejudica profissionais que trabalham nessas mídias sociais, outros jornalistas, publicitários, gestores de empresas, RPs e cidadãos que não trabalham com comunicação, mas que podem erroneamente gastar tempo mudando seus padrões de consumo e produção de mídia por causa das informações erradas.

É por isso que repito o que eu disse em um tweet. Se algum dia eu bloquear, na rede de minha empresa (coisa que não vai acontecer), o acesso a um site, este será o IDGNOW.

Twitter lidera tráfego em mídias sociais no Brasil, segundo a StatCounter

8 comentários sobre “Esclarecendo o #massivefail da IDGNOW (e dos milhares que retuitaram ou repostaram)

  1. Não conheço profundamente o Statcounter para afirmar que ela não é uma ferramenta confiável, mas afirmar que NO BRASIL, o StumbleUpon gera mais visitação para sites externos do que o Orkut é, MUITO questionável. Eu não acredito, particularmente.
    Parabéns pelo post.

  2. Ótimo texto, Tarcízio. Li no feed mas vim aqui comentar, pois não acompanhei esse fail do IDG mas fico surpresa com estes dados estatísticos que surgem do nada, pra iluminar os olhos dos anunciantes. é o típico de gente que escreve, mas não está na rede.

  3. Pedante, de fato.. E bem arrogante.

    Os caras lá precisam prestar atenção, mas o autor deste post precisa se enxergar um pouco. Já pensou se o cara é ou vira professor? Quando um aluno cometer um erro, vai ser crucificado; o cara se acha o Deus do conhecimento.

  4. Oii T,

    Te sigo no Twitter e acho que vc
    estuda muito o assunto, como já falei em outro post seu te considero um especialista em mídias sociais. Entendi seus argumentos e percebi o erro do jornalista, mas como amiga tenho que te alertar sobre o cuidado que deve ter com as palavras ao falar de alguém. O pobre agora viu sua reputação no chão e pode sei lá pedir danos morais…Vc conhece muito, não precisa ofender as pessoas, minha opinião neh…
    Bjss
    Maura

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