Entrevista com Tuka Roberta Rossatti

Tuka Roberta Rossatti

Em mais uma entrevista da série de conversas com palestrantes e professores do Social Analytics Summit, hoje temos a colaboração da Tuka Roberta Rossatti, Supervisora de BI na ID/TBWA. A Tuka será responsável por mostrar aos participantes do workshop como planejar um monitoramento de mídias sociais.

O quê os profissionais devem ter em mente ao planejar o escopo de um monitoramento de mídias sociais?
A primeira coisa que se deve ter em mente no planejamento de um projeto de monitoramento é ter uma hipótese do que se pretende conseguir em meio a tanta informação. Ideias secundárias aparecerão no meio do processo, mas a princípio é importante ter um norte para que o trabalho não se perca.
Por exemplo: monitorar uma marca de banco de varejo porque quero saber quais são os pontos mais problemáticos que os clientes dessa marca têm. Certamente, no meio do caminho eu vou perceber comentários de pessoas comparando outras marcas de banco à minha, pontos que são positivos para uns e negativos para outros, períodos em que o banco pode ter tido problemas, mas que foram solucionados depois.

Você acredita que há segmentos em que o monitoramento de mídias sociais é mais efetivo?
Acredito que sim. Já tive que monitorar marcas do segmento de mercado luxo, as quais não tinham sequer volume de menções.

De maneira geral, o segmento de serviços rende bons projetos de monitoramento, assim como bens de consumo, em geral, e eventos.

Tem algum caso que você poderia citar no qual teve um planejamento de monitoramento mais desafiante?
Certa vez tive que monitorar características específicas de cervejas Premium para que fosse criada uma nova linha de cerveja. Foi desafiador porque eu não tinha uma marca, tinha aspectos de uma bebida para estudar e identificar se eram válidos para que a cervejaria produzisse uma linha especial de modo que seus consumidores apreciassem o resultado.

Felizmente deu bastante certo =)

Qual a sua expectativa com relação ao Social Analytics Summit 2014? Pra deixar o pessoal do SAS mais curioso, pode falar um pouco sobre o que você vai apresentar no workshop?

A expectativa está altíssima porque já sei que vai ter gente muito boa como palestrante, como professor e como aluno, também. E é bom ser parte disso =)

E sobre o workshop, com certeza a parte que diz respeito ao monitoramento de concorrentes vai trazer surpresas. Isso porque muitas vezes os concorrentes de uma marca não são necessariamente outras marcas que oferecem os mesmos produtos/serviços, mas outra marca pouco óbvia, que compete pela atenção daquele grupo de consumidores em um determinado momento.

Não esqueça de assinar o blog e acompanhar também as entrevistas publicadas pela Priscila Marcenes.

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