Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst

elementos do estilo tipografico robert bringhurstElementos do Estilo Tipográfico – versão 3.0 é a edição de 2005 do livro de Robert Bringhurst. Desde sua primeira publicação em 1992, Elementos do Estilo Tipográfico se firmou como um dos livros essenciais sobre tipografia.

Nesta edição da Cosac Naify foi traduzida por André Stolarski, profissional, pesquisador e historiador do design também responsável pelo documentário Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. Grande editora e grande tradutor geraram uma edição linda e precisa do livro, que contem também um glossário inglês-português.

Robert Bringhurst, estadunidense, também é poeta e foi professor de literatura e história da arte. A arte do desenho das letras, então, não é mistério para Bringhurst. O livro começa com uma sinopse histórica dos estilos tipográficos: renascentista, barroco, neoclássico, romântico, realista, modernista geomético, modernista lírico, pós-moderno.

Os onze capítulos são:
1. O projeto maior
2. Ritmo e proporção
3. Harmonia & contraponto
4. Formas & dispositivos estruturais
5. Símbolos não alfabéticos
6. Escolhendo & combinando tipos
7. Interlúdio histórico
8. Dando forma à página
9. O que há de mais avançado
10. Preparando a fonte
11. Olhando os catálogos de amostra

Estes onze capítulos, nesta edição, representam pouco mais de 300 páginas. O livro ainda traz cinco apêndices: o alfabeto ativo; glossário de caracteres; glossário de termos tipográficos; designers de tipos; fundições tipográficas.

Curiosamente, durante minha leitura, o defeito que identifiquei é desenvolvimento da sua completude. Robert Bringhurst é tão versado e cuidadoso que tenta abarcar todas as aplicações possíveis. Pode chegar a cansar em alguns momentos, mas o bom texto evita que isto seja frequente. E essa exaustão de informação, como as quase 100 páginas de descrições de fontes em “Olhando os catálogos de amostra”, tornam o livro uma fonte de consulta indispensável.

+ Veja preços de Elementos do Estilo Tipográfico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *