Curadoria Digital e o Campo da Comunicação

O Grupo COM+, da Escola de Comunicação e Artes da USP, está discutindo curadoria, curadoria digital e sua relação com as mídias digitais e redes sociais online como um projeto de pesquisa de sua coordenadora, Beth Saad, e de seus diversos pesquisadores. Como resultado deste esforço, o grupo acabou de lançar o livro “Curadoria Digital e o Campo da Comunicação“, que conta com artigos de membros do grupo e convidados. A importância deste debate é enfatizada por Saad, em trecho da apresentação do livro:

O termo curadoria entrou na categoria dos ciber-significados de uma forma impactante e muito recentemente. O bem conhecido e consolidado curador das artes ou aquele curador gestor legal de patrimônios passaram a conviver com uma multidão de curadores da informação, curadores digitais, curadores de festas, de musicas, de programações, de coletâneas literárias, entre outras novas funções que necessitam de “cura” para se concretizarem.

Um dos primeiros questionamentos que um pesquisador do campo das mídias e comunicação digitais faz ao deparar-se com tal profusão de usos de um mesmo termo está na analise do seu potencial transformador das relações sociais. Quando isso acontece no meio digital, nos vemos acelerando analises e olhares para entender as implicações de um novo ciber-significado nos contextos da comunicação e da informação. Antes que o significado se perca.

Tive a honra de compor a lista de autores, com artigo sobre o processo curatorial de publicações voltadas ao emergente mercado da comunicação em mídias sociais. Os trabalhos são: Anotações para a compreensão da atividade do “Curador de Informação Digital”,por Daniela Osvald Ramos; O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação, por Elizabeth Saad Corrêa e Daniela Bertocchi; Curadoria de informação e conteúdo na web: uma abordagem cultural por Adriana Amaral; Usuário-mídia: o curador das mídias sociais?, por Carolina Frazon Terra; Curadoria, mídias sociais e redes profissionais: reflexões sobre a prática, por Tarcízio Silva; Da edição para a curadoria: o jornalista-curador na revista Samuel, Heitor Ferraz em entrevista para Daniela Osvald Ramos.

Então, sem mais delongas, segue a publicação, que busca ser uma contribuição a este questionamento tão atual. Visualize o ebook e baixe através do issuu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *