12 livros para o profissional de mídias sociais ler em 2012 – parte 4

Finalizando as dicas de bibliografia para este ano, indico três livros sobre monitoramento de mídias sociais. Para ver os outros livros indicados, acesse as partes 01, 02 e 03.

O livro Social Media Analytics, de Marshall Sponder, materializa o bom trabalho que este profissional vem realizando em seu blog, o Web Metrics Guru. Apesar deste nome ridículo, o blog é um dos mais interessantes em atividade na área. Em 12 capítulos, Sponder fala sobre os modos de análise, sobre a busca pelo ROI, passapela avaliação de valor das métricas comuns amigos, fãs e seguidores, e chega a pontos específicos como análise e monitoramento multicultural. Há também muitas considerações sobre as ferramentas, ponto importantíssimo na nossa área. Destaque para o capítulo “Advanced Social Analytics”, que tenta reunir as diversas possibilidades de coleta e processamento dos dados provenientes do monitoramento, web analytics e scorecards.

Listen First!, de Stephen Rappaport, procura demonstrar como transformar as conversações nas mídias sociais em vantagem competitiva. O livro é bem estruturado, começando com um capítulo básico com “passos para o monitoramento efetivo” até capítulos sobre inovações e o futuro da área. Traz vários cases ao longo do livro, inclusive com exemplos práticos de análise, como distribuição de interações por tipo de conteúdo, algo fácil e efetivo de realizar, mas bastante subestimado. Rappaport também agrega um apêndice com perfis de fornecedores de tecnologias e ferramentas para monitoramento e pesquisa de marketing online. Visite o blog do livro para ter acesso a mais recursos: http://listenfirst.buildcapacity.com/

Por fim, o recém-lançado Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais é um e-book colaborativo e creative commons que reuniu 27 autores brasileiros. Seguindo o formato dos ebooks Para Entender a Internet e Para Entender as Mídias Sociais, são tópicos em torno do tema central que, juntos, buscam dar conta das principais questões relevantes para se entender o tema central. São analistas, coordenadores e diretores de agências de mídias sociais, gerentes de marketing, pesquisadores e professores engajados em distribuir conhecimento sobre uma área ainda carente de publicações: este é o primeiro livro brasileiro sobre o tema.

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